Nova Loja do Cidadão no Porto: a falsa paixão do Partido Socialista
O Partido Socialista descobriu uma nova paixão: a construção de uma 2ª Loja do Cidadão no Porto. Há umas semanas a esta parte, dirigentes e governantes do PS, com destaque para o ex-Deputado e actual Secretário de Estado Manuel Pizarro e para a ex-Deputada e actual Governadora Civil do Porto Isabel Santos, têm-se multiplicado em declarações onde reclamam este importante equipamento.
O PCP denúncia a discrepância entre as declarações e prática política do PS. Ao nível local, devido à necessidade em agarrar causas que ajudem a superar a sua imagem pública de divisão e atrofiamento, defende a proposta. Mas nestes cinco anos que já leva de governação do país, o PS não tomou a iniciativa de abrir este equipamento e impediu sistematicamente a aprovação de uma proposta do Grupo Parlamentar do PCP para a inscrição de verbas em Orçamento de Estado com esse fim.
Durante a legislatura anterior, quando Manuel Pizarro e Isabel Santos integravam o Grupo Parlamentar do PS na Assembleia da República, o PS rejeitou a proposta do PCP para a construção de uma 2ª Loja do Cidadão na Cidade do Porto!
Na legislatura em curso, pertencendo Manuel Pizarro ao Governo, é surpreendente que o Orçamento de Estado continue sem contemplar este investimento e que o actual Secretário de Estado da Saúde promova um abaixo-assinado com esta exigência.
De facto, a responsabilidade principal da não construção de uma 2ª Loja do Cidadão no Porto pertence ao PS, aos seus governantes, deputados e dirigentes.
O PCP regozija-se pela súbita e contraditória mas positiva constatação pelo PS das vantagens da construção de uma 2ª Loja do Cidadão na Cidade do Porto e exorta Manuel Pizarro e Isabel Santos como governantes e dirigentes do PS a assumirem as suas responsabilidades no avanço deste equipamento.
Porto, 19 de Março de 2010
A Direcção da Organização da Cidade do Porto do PCP