Voto de pesar pelo falecimento do Papa Francisco
Na reunião da Câmara Municipal do Porto realizada no dia 23 de Abril a vereadora da CDU apresentou um votode pesar pelo recente falecimento do Papa Francisco qe foi aprovado por unanimidade.
VOTO DE PESAR
Na passada segunda-feira, dia 21 de abril, faleceu, com 88 anos, o Papa Francisco, baptizado como Jorge Mario Bergoglio e nascido na Argentina.
Um Papa que acreditava numa “igreja onde há espaço para todos”, como afirmou na sua última visita a Portugal, reconhecido pela sua coragem, simpatia, sentido de humor, humildade e por defender os mais desfavorecidos e vulneráveis.
Um Papa que deixa um legado marcado pelo esforço em aproximar a Igreja dos mais necessitados e pela sua postura e empenho em questões relacionadas com a justiça social, a necessidade da Paz e do desarmamento, assim como, a resolução política e diplomática dos conflitos.
Durante o seu Pontificado, manteve uma postura progressista, intervindo e tomando posições em tentativas de abertura ao diálogo e contra a intolerância, promovendo a inclusão e uma postura mais aberta sobre temas polémicos na Igreja mais conservadora.
Marcou a Igreja, os católicos e outros cristãos nesta fase da história da humanidade com uma grande proximidade às causas da Paz, de defesa dos direitos económicos e sociais e de justiça para os excluídos desta sociedade “submetida a interesses financeiros”.
Face ao exposto, a Câmara Municipal do Porto, reunida a 23 de abril de 2025 lamenta profundamente o falecimento do Papa Francisco e apresenta as suas condolências a todos os católicos e à Igreja Católica.
Porto, 22 de Abril de 2025
A Vereação da CDU – Coligação Democrática Unitária