Voto de Saudação ao Sport Comércio e Salgueiros e Proposta de Recomendação com vista ao estudo de uma solução que permita ao clube continuar a jogar no Porto em caso de subida À 3ª Liga

Na reunião da Assembleia Municipal do Porto, realizada em 27/04/2023, a CDU apresentou uma proposta de recomendação no sentido de saudar o clube por se ter apurado para a fase de acesso à Liga 3 de futebol e de criação de condições para que o clube possa continuar a jogar na cidade do Porto. Esta proposta foi aprovada por unanimidade.

Considerando que:

1. A equipa de futebol sénior do Sport Comércio e Salgueiros ganhou, brilhantemente, a série B da Fase A do Campeonato de Portugal de futebol de 11;
  1. Essa vitória permite ao Sport Comércio e Salgueiros disputar a Série 1 da Fase B desse Campeonato (que se inicia no próximo dia 30 de Abril e termina a 4 de Junho, que apurará as duas equipas (em 4) que sobem à Liga 3;

E tendo em conta que:

A. O Sport Comércio e Salgueiros é uma das mais prestigiadas coletividades da cidade, fundado em 8 de Dezembro de 1911 e com uma grande massa associativa, muito enraizada na cidade do Porto e nas suas camadas populares – como o atestam as elevadas afluências aos seus jogos, designadamente em “casa”, que, esta época, tem sido realizados no Complexo Desportivo de Campanhã, cedido pelo Município ao abrigo de um protocolo de cooperação;

B. O Salgueiros, para além do futebol, desenvolve diversas outras modalidades, em diversos escalões, movimentando centenas de atletas e promovendo diversas iniciativas desportivas marcantes da cidade, como é o caso, por exemplo, da Volta a Paranhos em Atletismo, a mais antiga prova de estrada, com a dimensão de 10km, realizada no País e que vai na sua 65ª edição;

C. Ciente da importância que o Clube tem na cidade, o Senhor Presidente da Câmara Municipal do Porto, acompanhado dos então Vereadores do Desporto e do Urbanismo, visitou as instalações cedidas ao Clube e reuniu com o respetivo Presidente, dois meses antes das últimas eleições autárquicas (Julho de 2021), sendo que, como é referido no site da Câmara, “Durante a visita o Executivo informou o dirigente desportivo do estudo prévio desenhado para um quarteirão da freguesia de Paranhos e que contempla a construção de um parque urbano, com um futuro campo municipal, com dimensões oficiais e respetivas bancadas, uma velha aspiração da histórica formação desportiva da cidade. Este estudo vem na sequência do que está delineado no Plano Diretor Municipal, e que reflete a proposta apresentada pelo Sport Comércio e Salgueiros durante o período de discussão pública do documento, a quem serão cedidas as futuras instalações do campo municipal.”;

D. No passado dia 11 de Abril, o Senhor Vereador do Urbanismo, em declarações ao JN, apesar de referir que é “uma obrigação histórica” disponibilizar um estádio para o Salgueiros, informa que tal não acontecerá durante este mandato.

Mas dado que:

I. Se, como se deseja, o Salgueiros ascender à Liga 3, de acordo com os regulamentos será obrigado a jogar em campos com relvado natural;

II. Na Cidade do Porto, para além dos estádios do Dragão e do Bessa, não há campos relvados que cumpram as especificações impostas regulamentarmente pela Federação Portuguesa de Futebol;

III. O que implicará, se não forem tomadas as medidas adequadas, que o Salgueiros, mais uma vez, terá de passar a jogar fora da Cidade do Porto, solução que não é desejável nem para o Clube, nem para a sua massa adepta, nem para o Município.

A Assembleia Municipal do Porto, reunida a 27 de Abril de 2023, delibera:

1. Felicitar o Salgueiros pelo facto de o Clube ter ganho a Fase A da Série B do Campeonato de Portugal de Futebol Sénior de 11;
  2. Desejar ao Salgueiros o maior sucesso na disputa da Série B desse Campeonato, e que esse sucesso lhe permita, pelo menos, a “subida” à Liga 3;
  3. Recomendar à Câmara Municipal do Porto que analise desde já, em conjunto com o Clube, as opções que podem ser tomadas com vista a que o Salgueiros, em caso de “subida” à 3ª Liga, possa continuar a jogar num campo de jogos da Cidade.
  4. Enviar cópia desta Proposta, caso a mesma seja aprovada, aos Órgãos Sociais do Salgueiros e ao Senhor Presidente da Assembleia de Freguesia de Paranhos.

Porto, 27 de Abril de 2023

‘O Grupo Municipal da CDU – Coligação Democrática Unitária