Sobre a ingerência nos conteúdos artísticos dos espectáculos promovidos no Teatro Municipal do Porto
Face a uma sucessão de notícias sobre a orientação da politica cultural da Câmara Municipal do Porto e, em particular, sobre a ingerência nos conteúdos artísticos dos espectáculos promovidos no Teatro Municipal do Porto:
1. A CDU /Cidade do Porto considera que é absolutamente inaceitável qualquer acto de censura sobre a criação artística e, por essa mesma razão, a sua vereadora questionou a Direcção do Teatro Municipal na reunião da Câmara Municipal do Porto que se realizou no passado dia 10.
2. A CDU considera que estes actos são ainda mais graves pelo facto de aparecerem articulados com a vereação e a presidência da maioria do grupo Rui Moreira.
3. A CDU/Cidade do Porto está a desenvolver contactos com estruturas artísticas, trabalhadores da cultura e seus representantes no sentido de apurar se, no que diz respeito aos equipamentos públicos de gestão municipal, esta é uma prática recorrente. Na sequência dessa auscultação continuará a intervir, quer ao nível do órgão executivo, quer na Assembleia Municipal, propondo medidas consentâneas com as conclusões que apurar.
4. A CDU/Cidade do Porto bater-se-á, sempre, pela livre criação e fruição cultural, pela diversidade e ampla produção e oferta artística, por uma política municipal que acabe de vez com as programações de gosto ou que imponha os chamados “limites da decência”.
15.02.2020
A CDU – Cidade do Porto