CDU apresenta na Assembleia Municpal propostas para melhorar a situação dos cidadãos com deficiência
Realizou-se no dia 7 de fevereiro uma Assembleia Municipal extraordinária, convocada pelo PS, para análise do tema “As Pessoas com Deficiência e a sua Provedoria”.
Os eleitos da CDU, defendendo que é um erro a extinção da Provedoria do Deficiente por parte de Rui Moreira (dado que a mesma demonstrou ser útil), procurou que esta Assembleia olhasse para os problemas dos Cidadãos com Deficiência, propondo medidas que contribuam para a minimização dos problemas com que estes se debatem diariamente na Cidade.
Bruno Valentim, Atleta Paralímpico e um dos eleitos da CDU presentes nesta reunião, fez uma intervenção em que, com base na sua própria experiência, realçou que, não obstante os avanços alcançados desde o 25 de Abril, muita coisa há ainda a fazer em matéria de inclusão plena dos Cidadãos portadores de deficiência.
A CDU apresentou quatro propostas de recomendação à Câmara Municipal do Porto sobre o levantamento das situações de inadequação de habitações municipais onde residam cidadãos com deficiência, o levantamento das barreiras existentes na via pública e nos edifícios municipais, sobre a necessidade de introdução de alterações nos transportes públicos da cidade para facilitar a sua utilização e sobre a necessidade de a Câmara apoiar os organismos representativos dos cidadãos com deficiência.
Estas quatro propostas de recomendação foram aprovadas, aguardando agora a CDU que a Câmara Municipal do Porto as tenha em consideração
Ler aqui o texto integral das propostas:
PROPOSTA DE RECOMENDAÇÃO acesso deficientes a habitações municipais
PROPOSTA DE RECOMENDAÇÃO acesso deficientes a transportes públicos
PROPOSTA DE RECOMENDAÇÃO barreiras espaço público
PROPOSTA DE RECOMENDAÇÃO espaços sede de associações de deficientes