CMP aprova saudação a Siza Vieira proposta pela CDU
Na sua reunião de 2 de Março a Câmara Municipal do Porto aprovou por unanimidade o seguinte voto de saudação proposto pela CDU:
VOTO DE SAUDAÇÃO
Álvaro Siza Vieira recebeu, no passado dia 26 de Fevereiro, em Londres, Inglaterra, a Medalha de Ouro Real de 2009, do Instituto Real dos Arquitectos Britânicos (RIBA), galardão que lhe foi entregue pessoalmente pela rainha Isabel II.
O Prémio RIBA é considerado o maior galardão da arquitectura britânica e um dos mais representativos a nível mundial.
Este galardão, que é atribuído pela primeira vez a um arquitecto luso, surge, fundamentalmente, como reconhecimento pelo trabalho executado ao longo da vida. É, assim, uma espécie de “prémio carreira” que o Instituto Real dos Arquitectos Britânicos decidiu atribuir a Álvaro Siza Vieira, pela contribuição prestada à arquitectura mundial.
Álvaro Siza Vieira, que tem obra em diversos países, não tem uma obra de referência em Inglaterra, o que confere um relevo ainda maior a esta distinção.
Este prémio que é atribuído desde 1848, já distinguiu arquitectos tão célebres como, por exemplo, Le Corbusier (1953), Renzo Piano (1989), Óscar Niemeyer (1998), Frank Gehry (2000), Jean Nouvel (2001) e o britânico Edward Cullinan (2007), o que demonstra bem a importância e o relevo deste galardão.
Com este (merecido) prémio, que se junta ao Prémio ‘Pritzker’, que recebeu em 1992, à Medalha ‘Alvar Aalto’ (1998) e ao ‘Wolf Prize in Arts’ (2001), Álvaro Siza Vieira vê mais uma vez reconhecido o seu enorme talento e a sua impressionante obra.
Desse modo, a Câmara Municipal do Porto, reunida em 3 de Março de 2009, consciente de que a atribuição deste galardão também é um importante contributo para a divulgação do nome e da imagem da Cidade do Porto e da sua Escola de Arquitectura, felicita o Arquitecto Álvaro Siza Vieira por mais esta distinção.
Porto, 2 de Março de 2009
O Vereador da CDU – Coligação Democrática Unitária
Rui Sá